"Epaminondas Nogueira Advogados - desde 1965 - Mogi das Cruzes - São Paulo - São José dos Campos - Trabalhista - Civil - Familia - INSS"
EpaminondasNogueira-Logo
Menu
Título: DIA DO ADVOGADO
Data: 16/Agosto/2014 Local: O Diário de Mogi

No dia 11 de agosto de 1827, o imperador do Brasil, dom Pedro I, criou dois cursos jurídicos um na capital da Província de São Paulo e outro na cidade do Recife, em Pernambuco.

A Independência do Brasil e a fundação do Império se deram em 7 de setembro de 1822, a primeira constituição fora outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824.

Os primeiros anos do Império foram de grandes dificuldades. A expulsão das tropas portuguesas, cujo último reduto era a cidade do Salvador, primeira capital Reino Unido ao de Portugal e Algarves, só se completou no dia 02 de julho de 1823.

O Império não dispunha de Exército e nem armada, nome da Marinha de guerra, e nem oficialidade, por isso, foi necessário contratar mercenários.

Essas forças cercaram os portugueses sob o comando do general Antonio Madeira que impôs feroz resistência, saqueou a cidade e as igrejas, num tempo que não havia banco para resguardar os pertences da população.

Portanto, foi necessário primeiro expulsar os antigos colonizadores e depois ainda lhes pagar “indenizações” em milhares de libras de ouro que Portugal reclamou através da mediação da Inglaterra.

Só depois o imperador pode voltar a sua atenção para os seus planos de governo.

A criação dos cursos jurídicos era uma providência urgente e indispensável, uma vez que toda a intelectualidade era formada na metrópole, na universidade de Coimbra. Era preciso substituir essa mão de obra, formá-la aqui.

A profissão de advogado era, portanto, de suma importância para o desenvolvimento e a segurança do país.

A necessidade de equilibrar esse evoluir entre o norte e o sul, num tempo de tão grandes distâncias, tão difíceis comunicações, é de determinou a instalação de dois cursos tão geograficamente dispostos.

Hoje, talvez não tenhamos a ideia das dificuldades enfrentadas pelos nossos antepassados, das lutas que tiveram que assumir para nos deixar um País de tão fantásticas proporções. A profissão de advogado é muito mais antiga.

A Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição que organiza e disciplina todos os que estão perante a lei habilitados ao exercício da profissão. Essa é uma data festiva para os advogados e para a nação.

É permitida a reprodução parcial dos textos, condicionada a menção da fonte, onde deve obrigatoriamente, constar o seguinte: Fonte: Epaminondas Nogueira Sociedade de Advogados, desde 1965.

 

#epaminondas #epaminondasnogueria #epaminondasadvogado #advogado #advoagdosp #advogadosaopaulo #advogadomogi #advogadomogidascruzes #advogadosaojose #advogadosaojosedoscampos #advogadosjc #advogadovaledoparaiba #advogadostrabalho #advogadostrabalhista #advogadoprevidencia #advogadoprevidenciario #advogadocivel #advogadofamilia
Curta nossa página do Facebook Facebook
EpaminondasEndereco
Contato Livros Artigos Consultas Escritorios AreasAtuacao Advogados QuemSomos