"Epaminondas Nogueira Advogados - desde 1965 - Mogi das Cruzes - São Paulo - São José dos Campos - Trabalhista - Civil - Familia - INSS"
EpaminondasNogueira-Logo
Menu
Título: EXCLUSÃO OU INCLUSÃO
Data: 24/Setembro/2013 Local: O Diário de Mogi

“Se uma sociedade livre não puder ajudar os muitos que são pobres, não conseguirá salvar os poucos que são ricos”

Kennedy

Exclusão ou inclusão. Cara ou Coroa.

Tal é o dilema da economia política.

Decifra-me ou te devoro, como no dilema da esfinge as ideologias se sucedem sem que a humanidade alcance um estágio de convivência de harmonia e prosperidade que todos buscam, incessantemente.

Não nos iludamos, o veículo da inclusão é o dinheiro verdadeiro, o distribuído e não apenas o prometido.

Há muitos anos os jornais noticiam campanhas eleitorais de diversos profissionais: advogados, médicos, contadores, engenheiros, dentistas, funcionários públicos entre todos os demais e todas elas se estribam na necessidade de valorização profissional aí compreendido aumento dos rendimentos e de formação técnica do trabalho.

Gasta-se mais tempo falando de valor do que se entregando o mesmo valor ao sujeito. Quando o trabalhador reclama dos seus rendimentos o que se responde é que o trabalho dele vale pouco que lhe falta qualificação e enquanto se implementa isso a fome que espere.

A valorização e o rendimento formam um circulo virtuoso se vierem juntos e em primeiro lugar o dinheiro.

Se você elogiar sem gratificar estará incorrendo no mesmo erro do que semeia sem adubar.

O outro erro grave é imaginar que o entusiasmo, a gratidão pela primeira vantagem vai satisfazer para sempre os contemplados.

Ao contrário, como na lenda da caixinha de Pandora, ao beneficiar o sujeito você estará soltando todos os desejos até então contidos e muito mais, de tal sorte que lá no fundo do baú só restará a esperança de mais e mais vantagens e direitos, indefinidamente.

A inclusão não é, pois, um porto a chegar, mas o inicio de um processo irreversível que se não for atendido arrastará toda a sociedade ao caos.

Por isso é ilusório fixar metas finais de inclusão.

Por outro lado, todos estão olhando tudo o que acontece no país e no exterior de modo que um direito criado em outro canto do mundo acaba sendo reivindicado aqui.

Nossas ideias sobre politicas, economia, religião, moral e ética estão sendo submetidas à confrontação em toda a parte.

E em cada lugar elas se transformam em exigências sempre cada vez mais urgentes devido ao fenômeno da aceleração do tempo na historia.

Tenhamos sempre em vista que inclusão é dinheiro; é mais salário; é mais compartilhamento das rendas e das receitas públicas. É preciso preparar o espírito para abrir a carteira.

 Epaminondas Nogueira é advogado

É permitida a reprodução parcial dos textos, condicionada a menção da fonte, onde deve obrigatoriamente, constar o seguinte: Fonte: Epaminondas Nogueira Sociedade de Advogados, desde 1965.

 

#epaminondas #epaminondasnogueria #epaminondasadvogado #advogado #advoagdosp #advogadosaopaulo #advogadomogi #advogadomogidascruzes #advogadosaojose #advogadosaojosedoscampos #advogadosjc #advogadovaledoparaiba #advogadostrabalho #advogadostrabalhista #advogadoprevidencia #advogadoprevidenciario #advogadocivel #advogadofamilia
Curta nossa página do Facebook Facebook
EpaminondasEndereco
Contato Livros Artigos Consultas Escritorios AreasAtuacao Advogados QuemSomos