"Epaminondas Nogueira Advogados - desde 1965 - Mogi das Cruzes - São Paulo - São José dos Campos - Trabalhista - Civil - Familia - INSS"
EpaminondasNogueira-Logo
Menu
Título: TRABALHO E DESEMPREGO
Data: 28/MRÇO/2015 Local: O Diário de Mogi

No inicio os humanos vivam coletando do meio ambiente o seu sustento. Os primeiros instrumentos foram sendo criados aumentando pouco a pouco a quantidade, a variedade dos bens e a extensão das áreas exploradas. Depois, foram inventando instrumentos cada vez mais complexos: as máquinas.

Com o aparecimento da máquina a vapor a capacidade de produzir só ficou limitada ao consumo uma vez que poucos trabalhadores podiam multiplicar os produtos, praticamente, de modo indefinido.

Surgiu então o conflito entre aqueles que se mantiveram no modo artesanal ou manufatureiro de produzir e os donos das maquinas.

No início do século XVIII um francês, Denis Papin, criou um barco a vapor movido por quatro rodas que os barqueiros de Munden destruíram para eliminar a concorrência na prestação de serviço da travessia do rio.

Só para informação, o Papin era um sujeito bem intencionado e inventou um tipo de marmita que tem o seu nome e funcionava mais ou menos como uma panela de pressão atual.

Aliás, marmita vem do francês: marmite. A destruição do barco a vapor lotado de rodas não deteve o progresso e as máquinas foram aumentando sempre a produção e, inicialmente, afastando os que se deixam ficar à margem do desenvolvimento.

Na contramão as pessoas que são substituídas pelas máquinas deixam de consumir ainda que caia o preço dos produtos de tal sorte que se torna muito mais fácil se encontrar o que comprar do que um comprador.

Quem se reemprega vai trabalhar sempre por menos porque irá para um empregador mais pobre que, também, tem os seus dias contados.

Basta que o leitor veja as fábricas de automóveis com os pátios cheios de carros e as portarias cheias de ex-empregados.

Quando o noticiário informa o sucesso de alguns países com baixo desemprego e prosperidade, de fato está nos dizendo que ali a produção cresce porque eles exportam e tornam mais baratos seus produtos ao mesmo tempo em que desempregam os trabalhadores dos países compradores.

A mão de obra se desloca pelo mundo atrás de trabalho. Isso acontece em toda parte e explica a xenofobia, sentimento contra os estrangeiros, o racismo e outras taras afins com grandes sofrimentos.

Esse quadro tem sido um desafio aos economistas e políticos. Vale a pena pensar a respeito com muita calma, pois, o assunto é tão serio que não deve ficar só para os especialistas...


É permitida a reprodução parcial dos textos, condicionada a menção da fonte, onde deve obrigatoriamente, constar o seguinte: Fonte: Epaminondas Nogueira Sociedade de Advogados, desde 1965.

 

#epaminondas #epaminondasnogueria #epaminondasadvogado #advogado #advoagdosp #advogadosaopaulo #advogadomogi #advogadomogidascruzes #advogadosaojose #advogadosaojosedoscampos #advogadosjc #advogadovaledoparaiba #advogadostrabalho #advogadostrabalhista #advogadoprevidencia #advogadoprevidenciario #advogadocivel #advogadofamilia
Curta nossa página do Facebook Facebook
EpaminondasEndereco
Contato Livros Artigos Consultas Escritorios AreasAtuacao Advogados QuemSomos