Direitos dos portadores de doenças graves
04/12/2025
Algumas doenças, entre elas o câncer, são contempladas por leis que dispensam o cumprimento da carência para o recebimento de benefícios previdenciários ou para a aposentadoria por invalidez — desde que a doença tenha se iniciado após a filiação ao INSS.
O trabalhador com diagnóstico de câncer está dispensado da carência (que é o número mínimo de 12 contribuições mensais exigido para solicitar benefícios ao INSS). No entanto, é necessário comprovar que a doença teve início apenas após a filiação ao regime previdenciário.
Ser portador de câncer não garante automaticamente o recebimento de benefício previdenciário nem de aposentadoria por invalidez. O que garante o benefício é a incapacidade para o trabalho, que pode ser decorrente do câncer ou de qualquer outra doença. Por isso, nem todo portador de câncer recebe benefício do INSS e, mesmo que o receba temporariamente, não há garantia de que será aposentado por invalidez.
Para o recebimento do LOAS (Benefício de Prestação Continuada), é necessário atender tanto aos critérios socioeconômicos quanto aos de saúde, sendo exigida a comprovação de incapacidade para o trabalho.
Ainda são direitos da pessoa com câncer:
- saque do FGTS;
- saque do PIS/PASEP;
- isenção do Imposto de Renda (desde que cumpridos alguns requisitos específicos);
- quitação do financiamento da casa própria, caso haja invalidez permanente comprovada.
Todo trabalhador aposentado por invalidez — seja por doença ou acidente — deverá se submeter periodicamente à perícia médica. Se for constatada a recuperação da capacidade de trabalho, o benefício será cessado e o trabalhador deverá retornar às suas atividades. Por isso, é importante manter acompanhamento médico constante e reunir laudos atualizados que comprovem a incapacidade laboral, indicando também possíveis sequelas e limitações.
A vida deve estar sempre em primeiro lugar. Manter o pensamento positivo é um dos maiores aliados na recuperação de qualquer doença. Sabemos que não esmorecer nem sempre é fácil, mas, mesmo nos dias difíceis, é importante olhar novamente para frente com fé de que tudo vai melhorar.
Prevenir é sempre o melhor caminho. Realizar exames médicos regularmente, conversar com amigos e buscar informações pode ajudar muito a superar a vergonha e a desinformação sobre o próprio corpo e sobre as emoções que nos afligem.
Consultar um advogado especializado na área traz segurança e conforto em momentos turbulentos, orientando o cidadão quanto aos seus direitos e os passos a seguir.
Autoria:
Carmen Cecilia Nogueira Beda
Sócia do Escritório
Epaminondas Nogueira
Sociedade de Advogados
OAB/SP 111.878
contato@epaminondas.com.br
WhastApp: +55 11 99891-4848
DOWNLOADS
Mogi das Cruzes: (11) 4799-1510
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 664, Centro Cívico, 08780-000, Mogi das Cruzes, SP
(Em frente ao INSS e Justiça do Trabalho)
Atendimento de Segunda a Sexta das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 18h00.
São Paulo: (11) 3392-3229
Rua do Bosque, 1.589, Ed. Capitolium, Bloco 2, Conj 1.207, Barra Funda, 01136-001, São Paulo, SP
(Próximo à Estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô)
Atendimento com hora marcada.
São José dos Campos: (12) 3302-6028
Rua Armando de Oliveira Cobra, 50, Ed. New Worker Tower, Conj. 1.314, Jardim Aquarius, 12246-002, São José dos Campos, SP
(Próximo à Justiça do Trabalho)
Atendimento com hora marcada.
